Nesta quarta-feira (30), o Pix alcançou um novo recorde com 99,4 milhões de transações em somente um dia. Segundo o Banco Central (BC), o marco histórico anterior havia sido registrado em 7 de outubro, com 93,6 milhões de operações.
Em seu aniversário de dois anos, o método de pagamento imediato se consolidou como a principal forma de transferir dinheiro no Brasil. O novo recorde coincidiu com o prazo final para o pagamento da primeira parcela do 13º salário, informou o BC.
Para Giancarllo Melito, advogado especializado em Meios de Pagamento e sócio do escritório Barcellos Tucunduva Advogados (BTLAW), o pagamento do benefício contribuiu para o resultado, devido à praticidade do Pix.
“Sem prejuízo do crescimento permanente das transações com PIX, estando a população com mais recursos disponíveis, mais transações de pagamentos são realizadas. E, sendo o PIX um dos meios de pagamento preferido dos brasileiros, teremos mais transações de PIX”, avalia.
Novo recorde ainda neste ano
Segundo o advogado, um novo recorde do número de transações pode acontecer ainda em dezembro, durante as vendas para o Natal. “Mesmo aquelas pessoas que eram reticentes ao seu uso, tendem a usar, na medida em que percebam seus benefícios”, afirma Melito.
E o crescimento na adesão da ferramenta deve continuar crescendo. Conforme afirma o presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Isaac Sidney, os dados revelam que somente nos últimos 12 meses, foi registrado um aumento de 94% no uso do Pix.
Fonte: Canal Tech.