Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino: Entrevista com Simone Marques e Valéria Coribelli

Hoje (19/11) é comemorado o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. A data é uma iniciativa de incentivo às mulheres que criam e comandam seus próprios negócios.

Para celebrar esta data, tivemos a honra de entrevistar Simone Marques, da VR Benefícios e Valéria Coribelli, da ViVa Cidade News.

1 – Por que é importante estimular o empreendedorismo feminino? 

Simone Marques: Considero importante o estímulo ao empreendedorismo feminino porque as mulheres trazem um olhar amplo e diferenciado em relação ao viés masculino, tendo uma abordagem mais abrangente e empática. Um negócio gerido por uma mulher pode ter um foco maior no desejo e expectativa do cliente, com uma exigência mais intensa nos detalhes e qualidade.

Valéria Coribelli: O empreendedorismo não se adapta a todas as personalidades. É necessário vocação. Para quem tem esta vocação é importante ser estimulado e colocar em prática, pois é uma forma de comunicação com o mundo.

2 – Quais os principais desafios para uma mulher empreendedora? 

Simone Marques: Diante de uma cultura ainda muito machista, a mulher tem como grandes desafios a demonstração de sua capacidade intelectual e técnica, bem como a segurança de sua emoção, a administração de sua vida familiar e a busca por manter a sua feminilidade, sempre a preservar a inspiração para não embrutecer e desistir de seus grandes objetivos.

Valéria Coribelli: Quando as pessoas subestimam a capacidade e força da mulher de virar o jogo e ser bem-sucedida.

3 – Qual o impacto na cultura corporativa de uma organização liderada por mulheres? 

Simone Marques: Basicamente, tende a ter pessoas como foco central e mais valioso para uma corporação. A mulher tem muito claro que o resultado é conquistado quando se investe nas pessoas e as têm felizes e motivadas para enfrentar os desafios de um mundo em acelerada transformação.

Valéria Coribelli: A sensibilidade e o instinto feminino nos permite navegar em qualquer situação e circunstâncias.

4 – Quais dicas você pode dar às mulheres que desejam empreender? 

Simone Marques: Desistir jamais, confiar em suas crenças, objetivos e saber ouvir sua intuição.

 Valéria Coribelli: Participar da construção diária do seu negócio, transitando em todas as áreas e compartilhando os seus conhecimentos com o seu time.