Dia do Estudante de Direito – Entrevista especial com Nelson Raimundo de Figueiredo

No dia 19/05 é celebrado o Dia do Estudante de Direito e, em comemoração, entrevistamos nosso sócio Nelson Raimundo de Figueiredo, da área trabalhista, que iniciou no escritório como estagiário/estudante.

BTLAW — O que o levou a estudar Direito?

 

Nelson: Sempre gostei de ler. E a vontade de fazer justiça pesou muito.

 

BTLAW — Durante o processo de formação e de atuação enquanto estagiário, como se deu a escolha pela especialização para atuar na área trabalhista?

 

Nelson: Como estagiário, atuei nas áreas cível e trabalhista. A opção para seguir com foco maior na área trabalhista se deu naturalmente, pelo surgimento de oportunidades e demandas.

 

BTLAW — Na sua avaliação, quais são os principais desafios que um estudante de Direito enfrenta?

 

Nelson: Os principais desafios são (i) conciliar estudos com o trabalho e (ii) remuneração com gastos com o ensino.

 

BTLAW — Você iniciou a sua carreira no Barcellos Tucunduva ainda como estagiário e atualmente é sócio da área trabalhista, atuando no escritório há 38 anos. Como foi essa trajetória?

 

Nelson: Como estagiário, atuei nas áreas cível e trabalhista. Depois de formado e já inscrito na OAB como advogado, auxiliei vários sócios de áreas distintas durante meses. Com a saída de um advogado para atuar no jurídico interno de um cliente, surgiu a oportunidade para que eu de assumisse uma carteira própria de clientes (áreas cível e trabalhista). Como passei a ser o único a cuidar de assuntos trabalhistas, resolvi seguir na carreira, sendo hoje um dos sócios da área.

 

BTLAW — E o que te motivou a permanecer na banca em vez de explorar outros escritórios?

 

Nelson: Acolhimento, aprendizado, apoio, confiança interna e dos clientes, gratidão e especialmente o prazer em trabalhar aqui, desde o primeiro dia.

 

Durante toda a carreira construída no Barcellos Tucunduva, quais foram as suas principais contribuições para o escritório?

 

Nelson: Além de ter colaborado para a consolidação da área trabalhista também como uma das referências do escritório, me considero, como ex-estagiário mais antigo aqui, um exemplo para os estudantes e jovens advogados: estudem, mantenham-se atualizados, “vistam a camisa” e acreditem no seu potencial, porque as oportunidades podem estar mais próximas do que se pode imaginar.

 

BTLAW — O que você percebe como evolução atualmente, de modo geral no mercado jurídico, em relação à época em que era estagiário?

 

Nelson: Com a quase extinção dos processos físicos e com o avanço do mundo digital, hoje não basta apenas o conhecimento jurídico. Há que se conhecer o “negócio” do cliente, aliado a uma boa formação tecnológica.

 

BTLAW — Como você enxerga a nova leva de profissionais de Direito? Há diferenças nos jovens hoje para a época em que você era estudante?

 

Nelson: Enquanto estudante, acredito que eu lia mais, refletia mais. Hoje, num ambiente cada vez mais virtual, algumas “soluções” são encontradas quase que instantaneamente, sem muita reflexão. Entendo isso como um prejuízo intelectual.

 

BTLAW — Qual dica você deixa para um estudante da área de Direito atualmente?

 

Nelson: Como já disse antes, estudem, se atualizem, “vistam a camisa” e acreditem no seu potencial, porque as oportunidades podem estar mais próximas do que se pode imaginar.

Agradecemos ao nosso sócio pela entrevista inspiradora e esperamos colaborar com a formação dos futuros profissionais de Direito!